A Fé é Para o Meio
- Amigos da Fé Forever
- 6 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Ora, levantou-se grande temporal de vendo [como um furacão], e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.
E Jesus [mesmo] estava na popa [do barco], dormindo sobre o travesseiro [de couro]; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?
Mc 4.37-38
Os discípulos, provavelmente, não estavam tão agitados no meio do caminho como estavam no início. Embora Deus freqüentemente nos chame para um novo destino, quase sempre ele não nos deixa saber o que vai acontecer no caminho. Abandonamos a segurança de onde estamos e partimos para as bênçãos da outra margem; mas é no meio que geralmente ocorrem as tempestades.
O meio é geralmente um lugar de teste.
A tempestade estava com força total, e Jesus estava dormindo! Isso soa familiar? Você já passou por momentos em que sentiu que estava afundando rapidamente e Jesus estava dormindo? Você orou e orou e não ouviu nada de Deus? Passou tempo com ele e tentou sentir sua presença e, ainda assim, você não sentiu nada? Buscou uma resposta e, apesar de ter lutado tanto contra o vento e as ondas, a tempestade ficou ainda mais violenta – e você ficou sem saber o que fazer?
A tempestade na qual os discípulos se encontravam não era uma chuvinha de abril ou uma inofensiva tempestade de verão, mas “ um verdadeiro furacão”. As ondas não estavam indo e vindo calmamente, mas chicoteavam o barco com tanta fúria a ponto de rapidamente enchê-lo de água.
Só isso já seria o suficiente para assustar qualquer um.
É em momentos assim, quando o barco parece que vai afundar conosco, que devemos usar nossa fé. Podemos falar ou ler sobre fé, ouvir sermões, cantar músicas, mas na tempestade, devemos usá-la.
É também nessas horas que descobrimos quanta fé realmente temos. A fé é como um músculo; ela se torna mais forte quando é usada e não apenas quando falamos dela.
Cada tempestade que enfrentamos nos capacita a lidar melhor com á próxima. Logo nos tornamos um navegador tão bom que as tempestades não nos perturbam mais. Já passamos por isto antes e sabemos como terminará.
Tudo ficará bem!
De acordo com a Bíblia, somos mais que vencedores (Rm 8.37). Para mim, isso significa que já sabemos que venceremos antes mesmo antes da batalha começar. Para alcançar o alvo, temos de enfrentar a tempestade, o que nem sempre é divertido. Mas é uma benção saber que a fé é para aqueles dias quando ainda não vemos a manifestação divina. A fé é para o meio.
Começar alguma coisa não requer uma fé tremenda. O começo e o fim são emocionantes, mas, puxa, o meio...Mesmo assim, temos de passar pelo meio para chegar á outra margem.
Jesus queria que seus discípulos cressem nele. Passemos para a outra margem, disse ele, Jesus esperava que cressem que, se ele disse, aquilo iria acontecer. No entanto, assim como nós, os discípulos ficaram com medo.
Tempestade acalmada, Discípulos Repreendidos
E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emucece! (cala-te). O vento se aquietou (relaxou), e fez-se [imediatamente] grande bonança( uma paz perfeita).
Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé( nenhuma confiança firme)?
Jesus acalmou a tempestade, mas repreendeu os discípulos pela falta de fé.
Por que Jesus faz isso?
É vital para nosso futuro que cresçamos na fé, que é a confiança em Deus. Se Jesus permitisse que ficássemos com medo e continuasse a acalmar as nossas tempestades sem nos corrigir, nunca aprenderíamos a insistir para passar para a outra margem.
Uma das coisas que devemos mudar é a nossa resposta às tempestades da vida. Claro que devemos crescer no domínio próprio e disciplina da língua. Como vimos, não podemos “ domar a língua” sem a ajuda de Deus, mas nem ele fará isso por nós.
Agüente firme! A ajuda está a caminho!
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é (certamente) fiel.
Hb 10.23
Não basta ser positivo e falar com fé quando nossas circunstâncias são positivas.
É hora de passarmos para a outra margem, é hora de subirmos mais alto.
É ora de guardarmos firme a confissão da esperança (Hb 10.23) e sobrevivermos ás tempestades, sabendo (confiando) que Deus tem seus olhos em tudo, inclusive em nós e na tempestade. Deus é fiel, e podemos segurar em sua mão sabendo que Ele não permitirá que afundemos.
No Amor do Pai.
Amigos da Fé Forever
Comments