A Paternidade de DEUS
- Amigos da Fé Forever
- 8 de jun. de 2020
- 8 min de leitura

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". Romanos 8:15
Fonte: Viver em Cristo
O Espírito Santo tem um jeito de simplificar nossa relação com Deus Pai e com Jesus. Ele é o que nos ensina a dizer, "Aba Pai”.
Esta frase se refere a um costume oriental dos dias da Bíblia, que tinha a ver com a adoção de uma criança. Antes que os papéis de adoção fossem confirmados e selados pelo pai adotivo, a criança via esse homem somente como um estrangeiro. A criança não tinha nenhum direito de chamá-lo Aba, que significa "meu”.
Mas, logo quando toda papelada fosse confirmada, registrada e selada, o tutor da criança a entregava ao seu pai adotivo, e pela primeira vez o pequenino poderia clamar, " Meu pai! Ele já não é somente um pai estranho. Ele é meu! ".
Este é o trabalho e ministério do Espírito Santo. Ele é nosso tutor de Cristo! Ele nos apresenta ao Pai, e continua nos recomendando, é como se falasse: "Eu selei os papéis. Você já não é órfão - você é legalmente um filho de Deus! E agora tem um Pai muito amoroso, rico e poderoso. Então abrace Ele - e O chame de "meu Pai". Eu vim te mostrar quão amado você é por Ele. Ele te ama e te quer muito bem!".
"E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. " Gálatas 4:6
Nosso clamor deveria ser cheio de uma suprema alegria e agradecimento. O Espírito em nós, literalmente clama, " Você é um herdeiro, e herdaste tudo o que Jesus ganhou." E quão grande herança temos! Porque nosso Pai é O mais rico de todo universo! Não te afastes com timidez Dele, Ele não está bravo com você. Deixa de atuar como se fosse um órfão ainda, que está na miséria, e que lhe falta felicidade e vitória espiritual. Nós não somos mais abandonados. Então assim, desfrutemos Dele!
Conhecer o coração paterno de Deus é ver o criador como Pai, é reconhecer o seu real amor por nós, é valorizar a nossa eleição como filhos. São muitas as circunstâncias que levam as pessoas a terem limitações diante de Deus, tais como um pai ausente ou de dura cerviz. Os nossos pais erram, eles não são perfeitos, e muitos pais erram pois não receberam o amor paterno, e por isso, não sabem amar, não conseguem transmitir nenhum sentimento aos seus filhos, o que faz gerar uma independência doentia, identificando assim pessoas com dificuldades de se relacionar, principalmente com Deus, e de reconhecê-lo como Pai.
Deus é amigo, é fiel e justo, mas também é Pai, e cuida de nós como filhos! “Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". Romanos 8:15. Somos adotados por Deus, somos herdeiros e amados do nosso Pai celestial. Outrora Jesus era unigênito, mas hoje é o primogênito, pois o Pai celestial nos amou e escolheu nos abençoar, somos seus filhos junto com Cristo.
O mundo tenta nos corromper, injetando em nós uma alienação à rejeição, para deixarmos de acreditar nas promessas de que somos filhos, mas a Palavra de Deus nos dá a garantia de que somos filhos amados. E como filhos eleitos, podemos ter uma vida transformada, livres de toda condenação e jugo, tendo assim postura de filhos de Deus.
Não somos abandonados, mas escolhidos pelo Criador, para conhecer tudo o que Ele tem de melhor para nós, e desfrutar a cada dia desse amor, que é real, verdadeiro, que não vem do coração do homem, mas vem do coração paterno de Deus.
Sua Paternidade
Quando pedi a meu marido que me falasse sobre os seus temores mais profundos, uma das coisas que ele mencionou foi o medo de não ser um bom pai. — Creio que é algo que os homens em geral tendem a sentir — disse ele. Ficamos tão envolvidos com o nosso trabalho que tememos não ter feito o que devíamos para nossos filhos. Ou temos medo de não fazer as coisas suficientemente bem, ou de deixar de fazer algo. O problema aumenta com os adolescentes. Temos medo de não saber comunicar-nos com eles por nos julgarem velhos ou sem importância.
Fiquei comovida com isso e resolvi orar para que fosse um bom pai. Creio que minhas orações fizeram alguma diferença porque tornou-se mais paciente com nossos filhos e menos inseguro quanto às suas habilidades de pai. Ele foi ficando cada vez menos tenso e mais capaz de alegrar-se com eles. Tornou-se menos cheio de culpa e menos zangado quando havia necessidade de discipliná-los, e mais capaz de incutir sabedoria na vida deles. Ele percebe agora que qualquer defeito em nossos filhos não é necessariamente um reflexo de seu valor como pai.
Pensamentos de fracasso e incapacidade levam muitos pais a desistir, ir embora, ou se tornar prepotentes por excesso de esforço, ou a desenvolver uma atitude passiva, ficando então em segundo plano na vida dos filhos. Isso pode ser especialmente esmagador para um homem que já se sente fracassado em outras áreas.
As mães também ficam oprimidas com sentimentos de incapacidade, mas só as mais profundamente perturbadas abandonam, ignoram ou magoam os filhos. Isso ocorre porque, desde o momento da concepção, temos a oportunidade de dar muito de nós mesmas para suas vidas. Nós os carregamos no útero, nós os amamentamos e cuidamos deles quando recém-nascidos, nós os guiamos, ensinamos e amamos tanto que estabelecemos um elo com eles desde o início.
Os pais não têm esse privilégio e muitas vezes sentem que estão começando do lado de fora, tentando entrar. Se ao mesmo tempo estiverem gastando muito tempo e energia tentando consolidar suas carreiras, estarão mais propensos a sentir-se afastados e inúteis. Nossas orações podem ajudar a corrigir esta situação.
Você já teve alguém que orasse a seu favor quando não conseguia pensar direito e, depois de essa pessoa ter orado, passou a ver com clareza? Experimentei isso vezes incontáveis. Acredito que é isto que pode acontecer com nossos maridos quando oramos por seu desempenho como pais. Se estiverem torturados pela dúvida, sentindo o peso da responsabilidade, poderemos minimizar essa situação com as nossas orações. A oração pode ajudá-los a obter uma clara perspectiva do que significa ser um bom pai e abrir a porta para a orientação do Espírito Santo sobre como lidar com os desafios que surgem nessa missão de pai.
Meu marido lembrou-se de um incidente específico em que sabia que minhas orações por ele como pai fizeram grande diferença. Isso aconteceu quando nosso filho, Christopher, tinha cerca de sete anos e o apanhamos numa mentira. Sabíamos que era preciso tratar do assunto, mas além de um coração arrependido queríamos que ele nos contasse toda a verdade. Ele não fez nada disso.
Naquele momento, Michael queria dar-lhe uma lição, mas não sabia o que fazer e pediu-me que orasse. Enquanto eu orava, as coisas se tornaram muito claras para ele. Com Chris observando, Michael desenhou um triângulo com uma figura de Satanás, Deus e Christopher, cada um numa das pontas. Ele descreveu a seguir o plano de Satanás para Chris e o plano de Deus. Ilustrou em seguida como a mentira faz parte do plano de Satanás, o qual Chris estava seguindo. Descreveu em detalhe as consequências de aceitar o plano de Satanás - que significava afastar-se de Deus - e isso abalou tanto o menino que ele não suportou e confessou a mentira com o coração completamente arrependido. Michael disse que sabia que, sem esse quadro claro enviado por Deus, ele não teria sido capaz de tocar o coração do filho como precisava.
A melhor maneira de ser um bom pai é conhecer o seu Pai celestial e aprender a imitá-lo. Quanto mais tempo o homem passa na presença do Senhor, sendo transformado à sua semelhança, tanto maior influência terá quando estiver com os filhos. Ele terá um coração de pai porque compreende o coração do Pai. Isto poderá ser difícil se o seu marido não tiver um bom relacionamento com o seu pai terreno.
A maneira como o homem se relaciona com o pai geralmente afeta sua relação com Deus Pai. Se foi abandonado por ele, pode sentir-se abandonado por Deus. Se seu pai era distante ou pouco afetuoso, pode ver Deus como distante e indiferente. Se duvidava do amor do pai, pode ficar também zangado com Deus Pai. Os eventos do passado relacionados ao pai podem servir de barreira para impedi-lo de conhecer realmente o amor do Pai. Tudo isto irá refletir-se na sua relação com os filhos.
Ore para que seu marido venha a ter maior compreensão do amor de seu Pai celestial e seja curado de quaisquer mal-entendidos que subsistam em seu coração e em sua mente a respeito disso. Onde o pai falhou e ele culpou a Deus, peça ao Senhor para curar essa enorme mágoa. A Bíblia diz: "Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão”. Provérbios 20:20
A não ser que perdoe o pai, ele ficará nas trevas e não saberá ser o melhor pai para os filhos. Seu pai não precisa estar vivo para corrigir essa relação, pois o que importa é o que está em seu coração quanto a ele. Ore para que ele tenha a atitude certa para com o pai terreno, a fim de que nada impeça a sua relação com Deus Pai.
Os homens nem sempre compreendem como eles são importantes para os filhos. Eles sentem algumas vezes que só existem para provê-los de bens materiais. Porém, a importância da influência do pai jamais deve ser subestimada. O modo como ele interage como filhos irá modificar a vida deles para o bem ou para o mal. Irá mudar a vida dele também. Pois, se fracassar como pai, sempre carregará esse sentimento de fracasso em seu coração. Se for bem-sucedido, não poderá haver sucesso maior em sua vida.
Oração
Senhor, ensine (nome do marido) a ser um bom pai. Oriente-o naquilo que estiver em desacordo com a sua vontade e ajude-o a perdoar seu pai. Dê-lhe a revelação do Senhor e a vontade de conhecê-lo como seu Pai celestial. Faça com que ele se aproxime e passe tempo na sua presença para tornar-se mais semelhante ao Senhor, compreendendo o seu coração de Pai, cheio de compaixão e amor por ele. Faça com que seu coração nutra esse mesmo tipo de sentimento para com seus filhos. Ajude-o a equilibrar misericórdia, juízo e instrução como o Senhor faz.
Embora exija obediência, o Senhor reconhece logo o coração arrependido. Faça com que ele também seja assim. Mostre-lhe quando deve disciplinar e ajude-o a ver que quem ama o filho cedo o disciplina (Pv 13.24). Que ele nunca provoque seus ''filhos à ira, mas os crie na disciplinae na admoestação do Senhor" (Ef 6.4).
Oro para que sejamos unidos nas regras que impomos a nossos filhos e estejamos de acordo sobre como eles devem ser educados. Oro para que não haja brigas ou discussões sobre como cuidamos deles e as coisas que acontecem em suas vidas.
Dê-lhe habilidade na comunicação com os filhos. Oro para que não seja severo, duro, cruel, frio, abusivo, não comunicativo, passivo, crítico, fraco, desinteressado, negligente, irresponsável e indiferente. Ajude-o, em vez disso, a ser bondoso, amoroso, brando, cordial, interessado, seguro, afetuoso, compromissado, forte, coerente, confiável, comunicativo, compreensivo e paciente. Que ele possa exigir e inspirar seus filhos a dar-lhe honra como pai, para que as vidas deles possam ser longas e abençoadas.
Senhor, sei que passamos uma herança espiritual para nossos filhos. Que a herança espiritual transmitida por ele seja rica na plenitude do seu Espírito Santo. Capacite-o a modelar claramente um andar de submissão às suas leis. Que ele possa alegrar-se nos filhos e desejar que cresçam nos seus caminhos. Ser um bom pai é algo que ele quer muito. Oro para que o Senhor lhe conceda o desejo do seu coração.
Ferramentas de Poder
Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos. Provérbios 17:6
Pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem. Provérbios 3:12
O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra. Provérbios 23:24
Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma. Provérbios 29:17
"e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.2 Coríntios 6:18
No Amor do Pai.
Amigos da Fé Forever
Comments