Depressão, O Mal do Século
- Amigos da Fé Forever
- 17 de jun. de 2020
- 5 min de leitura

Depressão: O Mal do Século
Sabemos que uma das principais doenças que atinge a humanidade hoje é a depressão. Mas qual é a causa da depressão? Por que cada vez mais pessoas engordam as filas dos psiquiatras em busca de tratamento para esta doença? Fisicamente falando, a depressão é o resultado de uma pressão. Pense em uma bola de massa de pastel: se você fizer uma pressão nesta bola com o seu dedo, o resultado é que vai aparecer uma "depressão" na superfície da mesma. Isto muda o formato da bola. A depressão nos homens tem o mesmo princípio básico: ela surge a partir de uma pressão externa. Através do mundo, um sistema complexo controlado por Satanás, muitas pressões chegam as pessoas. Sucesso nos estudos, sucesso na profissão, boa forma física, roupas da moda, expressão na sociedade, fama, competição no trabalho e tantas outras coisas são utilizadas pelo mundo para pressionar o comportamento das pessoas. Isto é a conformação ao mundo: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2.
O resultado de tudo isto é o surgimento da ansiedade no homem. A ansiedade é a ponta do iceberg da depressão. O início, a semente do processo depressivo, é a ansiedade. Ficamos ansiosos com muitas coisas, tentando dar respostas às pressões que o mundo coloca sobre nós, tentando resolver nós mesmos os nossos problemas. O homem, criação máxima de Deus, a sua imagem e semelhança, tem um órgão fantástico: a sua alma, composta de mente, vontade e emoção. A conjunção destas 3 faculdades faz do ser humano uma criatura extremamente potente e capaz de desenvolver as mais complexas coisas. Desta forma, achamos, dentro de nós mesmos, que podemos resolver todas as coisas. O próprio mundo insiste em dizer às pessoas "você pode", "você consegue", "você é melhor", "pensamento positivo", etc, etc. O resultado disto é uma super-atividade de nossa mente na tentativa de resolver tudo por si mesma, o que acaba afetando a nossa vontade e a nossa emoção. Esta é a ansiedade dando origem à depressão, uma doença da alma.
Mas por que ficamos ansiosos? Ficamos ansiosos porque insistimos em sermos orgulhosos. Insistimos que nós podemos resolver todas as coisas. Mas nós não podemos nada. 1Pedro 5:5-7 diz: "Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. O único caminho para acabar com a ansiedade é humilhar-se perante o Senhor. Ele é o único que pode resolver todos os nossos problemas. Orgulho é uma característica de Satanás, que é o rei de todos os orgulhosos (Jó 41:34). Mas a humildade é uma característica do Senhor Jesus. Ele foi aquele que "subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Filipenses 2:6-8). O próprio Filho de Deus se humilhou. E o Filho de Deus, como O Espírito, vive em nosso interior. Este é o único caminho para nós: nos humilhar perante o Senhor, nos voltando ao nosso espírito, onde habita O Espírito.
Paulo teve tal experiência. Mesmo tendo um "currículo invejável" diante da religião dos judeus (Filipenses 3:4-6), ele considerou tudo como perda: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos”. Filipenses 3:7-11.
“Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos” (Filipenses 3:11), temos que nos conformar à morte de Cristo, à sua humildade, à sua submissão. Não ao mundo (Romanos 12:2).
Também Jeremias, para ser colocado sobre as rodas do oleiro, sobre o trabalhar do Senhor, ele teve que descer. Descer até a casa do oleiro ("Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas." - Jeremias 18:2-3). Descer aqui significa se humilhar. Se quisermos ser trabalhados pelo Senhor, precisamos nos humilhar perante Ele.
Este é o único caminho de sermos livres de toda ansiedade: humilhar na presença do Senhor. Mateus 6:25-27 diz: " "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” Não adianta ficarmos ansiosos: isto não resolve nada. Simplesmente é perda de tempo. O caminho é desfrutarmos do Senhor, buscar a sua presença, o seu reino e a sua justiça (“ buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." - Mateus 6:33). E no momento em que vier as setas malignas, as más notícias, imediatamente nossa mente tem que estar cativa em obediência a Cristo Jesus em repreender esses pensamentos malignos, em louvores e na Palavra de Deus, para vencermos a Batalha da mente, onde o inimigo nos sopra todas as mentiras possíveis para não acreditarmos nas promessas feitas por Deus em nossas vidas.
“Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”. 2 Coríntios 10:5
A partir do momento que assumimos que somos fracos, frágeis, mortais e até mesmo que somos menos do que nada (Gênesis 4:26; Isaías 41:14,24), nós invocamos o nome do Senhor e somos libertos de toda ansiedade (Filipenses 1:19; Romanos 10:3). Se não há ansiedade, não há depressão e acredite, a ansiedade atrapalha em todo o processo de bençãos SEM MEDIDAS EM NOSSAS VIDAS. Graças ao Senhor pela sua salvação plena!
No amor de Cristo
Amigos da Fé Forever
Comentarios